Quando pensamos em lanche salgado pra crianças, opções pra colocar na lancheira logo vem na cabeça algo que é meio que padrão em nossos lanches: os pães e pra atender nossas crianças, temos as tipo bisnaguinhas. Mas será que são boas opções mesmo?
Existem várias opções no mercado e na falta de tempo ou habilidade pra fazer o pão em casa pro seu filho, vale a pena olhar as informações nutricionais e escolher a menos pior, ou melhor ainda, escolher outro tipo de pão. Vamos combinar que o que não falta é tipo de pão, né?
Mas o assunto por aqui hoje são as tão deliciosas bisnaguinhas que já pela embalagem parecem ter sido desenvolvidas especialmente pra nossas crianças (#SQN).
Eu tenho muito medo quando vejo um produto alimentício com embalagem cheia de cores, personagens e apelo infantil, porque quase sempre são os piores.
1 – Farinha:
– Todas estas opções tem farinha de trigo branca, ou seja, se fosse integral seria bem melhor;
2 – Açúcar:
– Todos sem exceção tem bastante açúcar e como nenhuma das opções tem especificado a quantidade isolada do açúcar, consideramos junto com os carboidratos o que variam de 7% à 10% da necessidade diária pra um adulto, ou melhor, pra quem precisa de uma dieta de 2.000kcal o que é bem distante das necessidades de uma criança.
3 – Gorduras:
– A maioria são feitos com gordura vegetal, só a bisnaguinha da panco diz que é de óleo de palma e a mini scooby-doo que é com óleo de milho e esta última é transgênica.
4 – Sódio
– Todos pra mim extrapolam a quantidade de sódio que variam de 5% à 8% da necessidade diária pra um adulto, ou melhor, pra quem precisa de uma dieta de 2.000kcal o que é bem distante das necessidades de uma crianças.
5 – Acidulante, aromatizantes, emulsificantes e outros “antes”:
– Estão presentes em todas as opções, uns em mais quantidades e outros em menor. Informação esta que não temos como saber ao certo, pois não é discriminado.
6 – Glúten e traços de algo mais:
– As bisnaguinhas scooby-doo e panco contém glúten, sendo que está última tem resíduos de soja e já falei sobre ela acima.
Agora vamos pra parte mais prática:
Bebê vira criança que não conhece todos os sabores e produtos existentes nas gôndulas de supermercado e é nesta hora que nós adultos ganhamos anos luz de vantagem, pois é aí que entra a nossa responsabilidade em oferecer o mais saudável e adequado.
Bisnaguinha é gostosa, o sovadinho e egg esponge são adocicados que dependendo do recheio ficam deliciosos, porém, nenhuma destas opções são as mais bacanas pras crianças.
Sim, eu sei que eles não vão ficar longe dos pães e nem estou falando que tenham que ficar, mas que tal ensiná-los a apreciarem um bom pão integral ou um outro tipo de pão sem ter o gosto adocicado?
A criança só aceita comer bisnaguinha porque um dia você mãe ou responsável pela alimentação dela ofereceu e não ofereceu outra opção, ou pior, não esperou o hábito alimentar do bebê/criança estar formado com qualidade e isso é até os 2 anos de idade.
Pra facilitar ainda mais o trabalho de vocês, peguei as informações nutricionais (nos respectivos sites dos fabricantes) destes tipos de pães e coloquei tudo aqui, assim vocês conseguem entender baseado em números tudo o que falei acima:
– Play! Tão bonitinha, né? Mas com traços de soja, cheia de sódio e açúcar.
– O famoso pão esponja ou o pão egg que é adoração pelos adultos e logo são induzidos pras crianças. Com gordura hidrogenada nada bacana pra saúde e pouca fibra.
– Sovadinho, adocicado e suave, mas só no sabor porque na composição é bomba de açúcar, gordura hidrogenada e sódio.
– As bisnaguinhas Scooby-Doo tanta alegria, né? Quem não se divertia com este desenho? Mas cuidado, elas tem diferenças nos ingredientes e informações nutricionais. Aqui encontramos óleo de milho e a maioria do milho utilizado no Brasil é transgênico, farinha de soja, além de toda a quantidade de açúcar e sódio.
O jeito é gastar alguns minutinhos a mais no supermercado, ler as embalagens e saber o que realmente está oferecendo aos seus filhos.
Se seu filho consome raramente este tipo de pão, tipo 1X/semana não tem problema, mas vejo muitas crianças comendo só este tipo de pão no café da manhã, no lanche da escola, pra petiscar enquanto a comida não fica pronta e isso definitivamente não é bom pra saúde da criança.
ATUALIZANDO O POST: Sobre a opção integral, leia
AQUI
Receitas de pães caseiros: clique
AQUI
Espero ter ajudado.
Beijos
Comentários