Categorias: Alimentação, Boletim da Nutrição

Socorro, meu filho não come mais feijão!

Foto de Dayvison de Oliveira Silva no Pexels

Vira e mexe aparece uma queixa sobre algum alimento que, repentinamente, saí das graças da criança e ela para de comer. Aí, o desespero dos pais e adultos que acompanham a pessoinha toma conta da situação. Quando o filho não come mais feijão parece que o mundo vai desabar, literalmente.

Calma! Não há tanto motivo de desespero nestes casos e sabe porque? Porque o feijão é o único alimento para seu filho comer. Então, se você chegou na fase, socorro! Meu filho não come mais feijão, vem comigo aprender estas dicas:

  • Feijão faz parte do grupo das leguminosas, ou seja, ele pode ser substituído por outras opções. Este é mais um dos motivos para sempre variarmos no cardápio de toda família, pois isso diminui a monotonia da alimentação, não nos tornamos reféns de um único alimento e, toda alimentação de modo geral fica equilibrada.

No grupo das Leguminosas encontramos: ervilha, ervilha seca, ervilha bolinha, ervilha torta, vagem, soja, lentilha, lentilha rosa, grão de bico. Esta vendo só? São excelentes opções de alimentos para entrar no cardápio de seu filho, independente dele estar ou não na fase de que não come mais feijão.

Foto de Milada Vigerova no Pexels
  • Existem vários tipos de feijão, variar entre eles também é uma possibilidade. Aí na sua casa você já fez feijão branco, feijão preto, feijão de corda, feijão fradinho, feijão verde ou fica só no tradicional feijão carioca?

Claro, dependendo da região em que moramos, o feijão típico muda, mas mesmo assim, variar entre eles é excelente!

  • Além de variarmos nos tipos de feijões e leguminosas, variar também nas preparações que estamos acostumadas a fazer com estas opções de alimentos pode ajudar e muito!
  • Foto de Deeana Creates no Pexels

As leguminosas não precisam apenas aparecer nas refeições principais para ter efeito positivo em nosso organismo. É interessante que elas façam parte do cardápio pelo valor nutricional delas, mas pode ser de formas variadas e não só como feijão cozido com arroz, ou seja, o famoso arroz e feijão!

Homus é feito com grão de bico, uma opção para colocarmos no pão, torradinha ou biscoito salgado. Feijão branco, fradinho, vagem, grão de bico, ervilha bolinha bem temperadinhos, sem caldo ficam deliciosos como saladas. Com o calor que se aproxima, é uma super opção de entrada para o almoço e jantar.

Relembre: Receita de Bolinho de Quinoa 

 

Ervilha bolinha, vagem, grão de bico são opções que caem super bem como recheios de tortas, muffins, cupcakes de vegetais, no omelete. Olha aí outras preparações que podemos usar e abusar das leguminosas!

Feijão preto, lentilha seca e até mesmo o feijão carioca ficam bem gostosos como bolinhos ou hamburgueres. Misture vegetais, queijo ralado que fica uma delícia.

Viram só? Dê adeus ao “socorro, meu filho não come mais feijão” e coloque estas dicas em prática! Se por acaso a seletividade continuar, busque ajuda profissional. e, se quiser a minha ajuda, agende uma consulta comigo pelo whatsapp!

Beijos, Paola Preusse