Já falei, ou melhor, sempre falo e bato na tecla sobre a importância do café da manhã das crianças, que devemos criar este hábito desde pequenos e todos os benefícios desta refeição. Aqui em casa faço questão de dar o café da manhã pra Clara e ela já aprendeu e entendeu que além do “mamá” ela tem o “papá” quando acorda e já pede o que quer comer logo cedo.
Costumo dizer que o café da manhã tem alguns “sabotadores” que nós como pais temos que lutar contra e vencê-los, pois é necessário criar o hábito de fazê-lo e insistir pra que conforme as crianças cresçam continuem fazendo.
Correria, horário pra cumprir, disciplina, criatividade, falta de ideia, dificuldade em saber o que dar ou não, despertador que não tocou, trânsito urbano, sono da criança, mamadeira, são alguns itens que contribuem e muitas vezes consolam pra que nós mães pulemos tal refeição e já darmos start na rotina diária.
Sei que não é fácil, sou mãe antes de qualquer outra profissão ou qualquer outro fator e entendo toda a correria da vida. Já me perguntaram como consigo fazer aqui em casa com a Clara e acreditem, não é difícil. Atualmente é difícil eu pular esta refeição com ela, pois ela já me cobra e eu não consigo “disfarçar” nem com o “mamá”, por isso aperto a tecla de novo: Criem hábito!
Olha como é aqui em casa:
1 – Não Perecíveis:
Pra me ajudar eu deixo (sempre) uma bandeja com alguns dos itens que consumimos no café da manhã em cima da mesa com:
- Quinua em flocos
- Chia
- Aveia em flocos
- Açúcar mascavo
- Cereal de milho orgânico
2 – Frutas:
Deixo as frutas lavadas, higienizadas na geladeira ou na fruteira e pela manhã só passo uma água corrente e lavo com a bucha que uso só pra isso.
3 – Perecíveis:
Deixo os itens que consumimos no café da manhã por perto:
- requeijão
- manteiga
- iogurte
- geleia sem açúcar
- mel (deixo na geladeira porque em casa por enquanto é o único lugar que as “queridas” formigas não chegam)
4 – Eletrodomésticos:
Já deixo o espremedor de laranjas e a sanduicheira na pia, assim já me facilita a vida também.
5 – Mesa e apresentação:
Já deixo a mesa posta com os utensílios da Clara e os meus, assim, pela manhã é só fazer o suco, esquentar o pão e cortar a fruta.
Agora uma das coisas mais importantes e que todo dia praticamente me perguntam, como ofereço o café da manhã pra Clara.
Gente, é super simples:
- arrumo o café da manhã dela;
- coloco todos os itens na mesa;
- ela senta no cadeirão;
- falo pra ela qual é o cardápio (SEMPRE falo e mostro o que é cada coisa que preparei pra ela comer);
- ela mesma decide o que vai comer, quanto vai comer e juntas tomamos nossa café.
Ela come praticamente tudo sozinha e quando quer um mimo além ou precisa pede “aiuda” (ajuda).
Já postei este vídeo em outro post, ele mostra exatamente como é o café da manhã por aqui. Neste vídeo ela tinha 1 ano e 8 meses.
[youtube width=”525″ height=”444″]https://www.youtube.com/watch?v=FnFnhQS5oCg[/youtube]
O café da manhã flui naturalmente, levamos em torno de 15 – 20 minutos entre ela comer a quantidade que quer, eu comer o meu, conversarmos e eu recolher a mesa que se resume em colocar as coisas na geladeira, a louça dentro da pia e pronto, ela fica lá pra eu lavar à noite.
Clara não gosta de ficar sozinha na mesa, se eu levanto ela chama e: – Xenta aqui Mamãe. Papá com a Claira e posso falar? Eu adoro esta “cobrança”, pois me policia e no fundo o que mais precisa da minha atenção é minha filha e não a louça, por exemplo.
Pra eu dar conta, eu acordo 20 minutos antes da Clara pra me arrumar ou pelo menos me maquiar e claro, preparar o café da manhã e sim, é tempo suficiente.
Me troco no quarto dela enquanto ela brinca um pouco, depois a troco, escovo os dentes e bora sair de casa.
6 – Acordei atrasada e agora?
Mesmo atrasada eu sirvo o café da manhã, mas aí eu dou uma opção mais rápida de cardápio, por exemplo:
- Ao invés de iogurte pra comer de colher – iogurte batido;
- Fruta na correria sempre é a banana;
- Pão dá lugar pra algum biscoito salgado que no máximo ela continua comendo no carro caso queira, mas nem sempre tem algum item deste grupo. Na maioria das vezes em dias que perco a hora, é iogurte batido e banana;
- Suco neste dia não tem.
Clara toma o café da manhã em casa às 6:30 e seu lanche na escola é às 9:00, ou seja, não fica muito tempo sem comer.
Além do mais, ela mama leite materno antes de sair da cama sempre.
Como sempre falo, o segredo da alimentação é a organização de nós pais e a força de vontade de criarmos hábitos em nossos filhos.
Dá trabalho, cansa, tenho preguiça, durmo pouco, mas fazer, ou melhor fazer minha parte como mãe e contribuir com bons hábitos pra Clara é um objetivo meu.
Tem dias que preparo o café da manhã e ela não come NADA, tem dias que come só a fruta, tem dias que toma só o iogurte, tem dias que ama banana e tem dias que odeia, tem dias que eu coloco banana e ela pede mamão, tem dias que sirvo pão e ela quer biscoito e assim vamos. Nós também temos nossas vontades, não é? Tem dias que não queremos tomar suco de laranja e sim de goiaba, vamos lá, fazemos ou compramos.
Com as Crias é a mesma coisa, à partir do momento em que você apresenta vários sabores, amplia e diversifica o cardápio e hábitos alimentares da criança, abre espaço pra ela ter vontade de comer o que mais gosta ou o que simplesmente naquele dia deu vontade de comer.
Se torna tipo um ritual, Clara tem semanas que já acorda e pede “iogute” ou então “cuco aianja”, porque ela sabe que praticamente tem isso em seu café da manhã.
Querem ideias de cardápios pro café da manhã? Neste link tem todos os posts que fiz com alguns dias de café da manhã da Clara.
E por aí?
Como é o café da manhã de vocês?
Beijos
Comentários