Imagem Google |
Oi gente, tudo bem?
Uma das refeições mais importantes do dia é sem dúvidas nenhuma o café da manhã, pois depois de horas de sono precisamos repor nossas energias pro dia que iremos enfrentar. Com as crianças não é diferente, estudos já mostram que as crianças que tomam café da manhã e se alimentam adequadamente pela manhã tem maior rendimento escolar. Falei mais sobre isso NESTE post que fiz pro Bagagem de Mãe (tenho uma coluna sobre Alimentação e Nutrição todas às quintas feiras por lá :] )
Toda vez que falo sobre café da manhã e dou sugestões de cardápios recebo um monte de mensagens com a mesma pergunta:
– Como você consegue fazer tudo isso?
Já adianto, não é difícil desde que você se organize.
Nesta refeição é importante ser composta por:
Fonte de vitaminas, minerais e fibras – frutas
Fonte de carboidrato complexo (integral) – pães, cereais
Fonte de proteína – leite, queijo, requeijão, manteiga
Baseado nisso, pro café da manhã ser hit e entrar na rotina da família é interessante seguir algumas dicas:
1 – Comprar os itens corretos e tê-los sempre na despensa ou geladeira, assim você não acorda e fica sem opção do que servir e comer;
2 – Ter variedade sempre que possível, assim você garante a ingestão de todos os micronutrientes e nutrientes para sua família, além de não deixar a refeição monótona;
3 – Deixar algumas opções pré-prontas (congeladas) ou preparar algumas no fim de semana pra ajudar na variedade do cardápio;
4 – Persistir nos alimentos novos até a criança realmente conhecer o sabor, textura e temperatura;
5 – Colocar na mesa somente o que é permitido pra criança comer (se ela não come creme de amendoim, não deixe na mesa pra ela ver e sentir vontade, é assim que começa o “é só um pouquinho” e depois vira hábito);
6 – Tomar o café da manhã junto com a criança pra começar o dia conversando com ela;
7 – Explicar que é o café da manhã e o que ela vai comer mostrando item a item.
Aqui em casa eu monto o café da manhã da Clara e coloco as opções do dia sempre na frente dela e é ela quem decide qual comer primeiro, quanto comer de cada item e tem vezes que ela olha pra fruteira e pede outra fruta. Tem dias que ela não aceita um item ou outro e só come uma coisa e pede mais.
Cardápio 1:
A fonte de fibras, vitaminas e minerais ficou por conta da banana, uva e mamão. O carboidrato pelo pão integral e a proteína pelo requeijão e queijo branco.
O amaranto é rico em cálcio, por isso uso no café da manhã, onde ela come mais opções fontes deste mineral.
Lembre-se sempre: cálcio inibe a absorção do ferro, ou seja, junto com alimentos ricos em ferro não é bom negócio comer alimentos ricos em cálcio.
Cardápio 2:
Neste dia ela olhou pra fruteira, achou a banana e pediu “nana”, “nana” e lá se foi mais uma fruta no café da manhã.
A fonte de fibras, vitaminas e minerais ficou por conta do mamão e banana, proteína pelo queijo branco e carboidrato pela torrada.
Cardápio 3:
Fibras, vitaminas e minerais ficou por conta da banana e do pêssego, proteínas pelo queijo branco, queijo do pão de queijo e coalhada e o carboidrato pelo pão de queijo.
* Leite materno por aqui é em livre demanda e ela nunca troca refeição pelo leite.
Aos poucos ofereço mais opções, assim ela se familiariza com os alimentos e quando falo pra insistir é real, pois no começo Clara cuspia o queijo branco e não gostava de melar a mão com o requeijão da torrada, hoje ela ama queijo e dependendo do humor come a torrada com requeijão mesmo melando a mão.
Como é o café da manhã por aí?
Beijos
Comentários