Aposto que você já viu em diversas receitas espalhadas por aí ou então lembra da sua avó deixando sempre o feijão de molho antes de cozinhar, não é mesmo? Engana-se quem pensa que isso é APENAS para facilitar o cozimento ou “economizar” no gás, como dizia minha matriarca. Bora descobrir 4 motivos para deixar as leguminosas de molho.
Conhecendo os 4 motivos para deixar as leguminosas de molho antes do cozimento você vai ver como esta simples prática vai trazer vários benefícios para a saúde e o bom funcionamento do organismo, entre eles soltar menos pum.
RELEMBRE: Socorro, meu filho não come mais feijão
1. Redução do tempo de cozimento: o processo de molho ajuda a hidratar os grãos, o que acelera o cozimento e ajuda a economizar tempo na cozinha e do gás. Ok, esta vantagem apareceu na listagem, mas não é a principal!
2. Eliminação de substâncias antinutricionais: as leguminosas possuem substâncias antinutricionais, como os fitatos, que podem dificultar a absorção de nutrientes pelo nosso organismo, entre eles o tão famoso ferro. No caso das leguminosas é importante porque elas são ricas em ferro não heme, que é o menos biodisponível pelo organismo, ou seja, se não deixarmos de molho, fica mais difícil do organismo absorver tal mineral. O processo de molho ajuda a eliminar essas substâncias, tornando os grãos mais nutritivos e com maior facilidade de absorção dos nutrientes.
3. Facilitação da digestão: o molho ajuda a amolecer os grãos, tornando-os mais fáceis de serem digeridos pelo nosso organismo, ou seja, tchau pum e gases. Acredite, faz muiiiiiiiita diferença comer uma leguminosa que ficou de molho e uma que não ficou corretamente de molho.
4. Redução de gases intestinais: deixar as leguminosas de molho antes do cozimento ajuda a reduzir a presença de açúcares fermentáveis que podem causar flatulência e desconforto abdominal. Mais um motivo pra dar tchau para os puns.
Te convenci em deixar as leguminosas de molho? Acredite, não vai te dar mais trabalho. É só se organizar e deixar de um dia pro outro de molho enquanto todos estão dormindo, por exemplo!
Um beijo,
Paola Preusse.