Uma das coisas que mais ouço nas consultas e com minhas alunas sobre alimentação saudável é que é algo complicado. Calma lá que eu tenho que discordar. Sim! E, para “provar”, ou melhor, ajudá-las, trago 8 dias para uma alimentação saudável sem enlouquecer.
Primeiro quero falar o que é uma alimentação saudável. Nada mais é que uma alimentação variada onde a base da alimentação seja feita por alimentos provenientes da terra e não opções ultra processadas.
Que respeite a faixa etária do menor integrante da família e, que o equilíbrio de fato se faça presente no cardápio. Dito isso, bora para as 8 dicas para uma alimentação saudável sem enlouquecer:
Relembre: 10 dicas para uma boa alimentação infantil
1 Deixe a despensa e a geladeira organizada, assim, você sempre saberá o que tem para preparar:
Pode parecer bobagem, mas quando os alimentos estão organizados fica mais fácil de nos organizar no meio da correria. Afinal, damos adeus aquela sensação de não saber o que oferecer, por exemplo, no café da manhã, uma vez que ao abrirmos o armário sabemos que temos pão e na fruteira banana.
2 Faça um cardápio ou esquema semanal das refeições:
Não precisa ser algo engessado, que não pode ser alterado conforme os dias e vontades de comer algo diferente aparece. O cardápio ajuda a dar um norte e nos inspira, o que diminui a perda de tempo diária em pensar “o que fazer hoje para o jantar?”
3 Escolha as receitas que quer preparar para a semana:
Depois de saber o que tem na despensa e geladeira, pré definir o cardápio, selecione as receitas que mais tem facilidade para preparar o alimentos.
4 Antes de ir ao supermercado ou feira, faça uma lista baseada nas receitas e cardápio que ira preparar para a semana:
Com os 3 itens anteriores, antes de ir as compras, faça uma lista com o que realmente precisa e, para ficar ainda mais prático, elabore a lista de acordo com a disposição das gondolas do estabelecimento que você é cliente.
RELEMBRE: Receitas práticas e saudáveis? Sim, é possível.
5 Deixe os alimentos pré preparados, ou seja, higienizados, cortados, antes de guardar:
Chegou da feira ou supermercado, já higienize e pré prepare os alimentos, isso faz com que diminua o desperdício e colabora para que seu cardápio seja variado de fato. Além da praticidade de já ter as folhas da salada prontas para o consumo, as frutas grandes cortadinhas para o lanche.
6 Transforme seu congelador ou freezer no seu melhor amigo:
Perca o medo e sim, transforme seu freezer no seu melhor amigo e tenha sempre algo pronto dentro dele.
7 Reaproveite os alimentos prontos, acredite, com criatividade você repagina as refeições:
Sabe aquela preparação que sobrou da refeição anterior? Renove-a e crie, sem muita firula em uma nova receitinha. Olhe aqui, neste Reels uma sugestão.
Já nos acompanha no Instagram? Vem com a gente participar da nossa rotina e muito mais! Cicla AQUI e prontinho!
8 Quando fizer alguma receita, faça a mais e congele em porções que atenda sua família
Quem nunca ouviu a expressão: coloca mais água no feijão pra render? Aqui é quase isso! Faça a mais das suas preparações e, unindo a dica 6, congele porções. Tudo, praticamente tudo pode ser congelado!
Agora que você já tem estas 8 dicas para uma alimentação saudável sem enlouquecer, bora descomplicar!
Com carinho,
Paola Preusse
Comentários