Quando o bebê está perto de completar seis meses logo as borboletas na barriga dos pais começam a aparecer, pois uma nova fase irá se iniciar. Fase esta que deixa muitas famílias de cabelo em pé e, que é importante para a vida inteira do pequeno, a introdução alimentar. engana-se quem acredita que basta o bebê fazer 6 meses para estar pronto para comer sólidos. Para ajudar, vem conhecer os sinais de prontidão para introdução alimentar.
Olhe só os sinais de prontidão para a introdução alimentar do seu bebê:
1 – Idade mínima: 6 meses!
O primeiro sinal de prontidão para introdução alimentar é ele ter no mínimo 6 meses. Isso mesmo! Independente do motivo: não ganho de peso, mama fórmula, volta ao trabalho com o fim da licença maternidade ou qualquer outro, o bebê precisa ter 6 meses para começar a introdução dos alimentos sólidos. Se for prematuro, corrigimos a idade.
Não está conseguindo seguir sozinha na Introdução Alimentar? Marque uma consulta comigo que eu te ajudo!
2 – Sentar sozinho!
Outro sinal de prontidão importante é ele sentar-se sozinho ou com o mínimo de apoio possível. Ou seja, ele precisa estar mais “durinho”, se sustentar para que comece a comer os sólidos. Isso é importante para diminuir probabilidades de engasgo ao comer.
Então, a dica é: quando ele tiver completado seus 5 meses, comece a estimular que ele fique sentado com apoio primeiramente e, conforme ele for se desenvolvendo, vá retirando o apoio e veja como ele fica sozinho. Sentar no chão sob tapete emborrachado e seus brinquedos por perto é uma excelente opção de estímulo seguro.
3 – Levar os objetos à boca!
No começo da introdução alimentar os alimentos serão mais brinquedos para os bebês, é assim que eles irão ver os alimentos e utensílios. Então, para que eles levem os alimentos à boca com naturalidade, vontade própria e, aos poucos vão descobrindo o mundo dos sabores, levar os brinquedos e objetos à boca por curiosidade já é sinal de prontidão para começar a introdução alimentar.
Dica: ofereça brinquedos e objetos seguros com texturas diferentes, assim, já estimula também a relação do bebê com texturas e consistências diferentes.
4 – Protusão da Língua já deu tchau!
Sabe quando você coloca algo na boquinha do bebê e ele empurra com a língua? Então, isso é a protusão da língua e, para que ele engula o alimento, este reflexo precisa ter ido embora, senão, tudo que ele for colocar na boca, irá empurrar pra fora.
Este sinal de prontidão para a introdução alimentar vai desaparecendo naturalmente conforme o bebê se desenvolve. Mais um motivo para esperar os 6 meses, pois é nesta fase que isso acontece.
5 – Radar ligado pelos alimentos!
Um sinal de prontidão para introdução alimentar muito importante é perceber o quanto o bebê está ou fica interessado ao ver as pessoas ao seu redor comendo, pegando os alimentos, bebendo água. Isso demonstra que ele também quer fazer o que aquelas pessoas estão fazendo, que está interessado e afim de entrar na brincadeira.
Como sempre falo e já sabemos, os bebês aprendem por repetição, então, conforme eles ficam mais ligados no que a gente faz enquanto comemos, mais tranquila será a introdução alimentar.
Não tenha pressa pra começar a introdução alimentar do seu bebê, respeite os sinais de prontidão, baixe sua ansiedade e deixe fluir. Ele vai comer pro resto da vida dele e, até 1 ano, o leite materno ou fórmula (quando o bebê não pode ser amamentado) são os principais alimentos para ele. Ou seja, ele irá se desenvolver.
Beijos, Paola Preusse