Carnaval já passou agora é a época mais adorada pelos chocólatras de plantão: a Páscoa. E com ela vem várias questões dentro da Maternidade. Sentido religioso, consumismo, preço alto dos ovos e a tão cruel dúvida: dar ou não dar ovos de chocolate pras crianças e bebês.
Deixemos de lado o sentido religioso, o consumismo e o valor dos ovos. Vamos focar na questão: Criança tem que ganhar Ovo de Páscoa?
Esta semana fiz a seguinte pergunta lá na fanpage:
Chocolate é uma delícia, mexe com o bom humor, é estimulante e tem gente que não consegue ficar um dia sequer sem consumi-lo. Quem já está acostumado e conhece seu sabor fica realmente enlouquecido com a Páscoa e a possibilidade de comer vários ovos.
~ Pausa pra uma confissão na qual não me orgulho ~
Eu sou uma pessoa chocólatra assumida. PRE-CI-SO comer chocolate todos os dias e em crises de TPM, ansiedade ou nervoso eu como chocolate de forma ridícula que até eu me assusto.
E por ser assim, tão dependente de um alimento do qual eu luto diariamente pra não ser refém é que eu não quero, não incentivo, não dou pra Clara. Porque sim, chocolate vicia.
~ Ufa! Me sinto melhor ~
Todo esse efeito viciante é por causa do Cacau, principal pelo menos deveria ser ingrediente do chocolate. Olha só os benefícios e características do cacau:
- É amargo;
- É escuro;
- Rico em flavonóides, componente antioxidante que evita várias doenças;
- Contém cafeína e teobromina, substâncias com efeitos estimulantes, colaborando pra um raciocínio mais rápido;
- Ajuda na produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, como a serotonina;
- Contém vitaminas e minerais.
Mas com tantos benefícios, porque é ruim comer tanto chocolate ou dar chocolate pras crianças?
- Porque os chocolates vendidos e que tanto amamos são ricos em gorduras e açúcares, pois como falei em primeiro lugar, o cacau é amargo é pra ter o gosto saboroso que tanto vícia precisa de MUITO açúcar e é aí que mora o grande perigo, pois os benefícios do cacau vão pro beleléu e o que fica é o vício pelo doce;
- Já falei, ou melhor, sempre falo sobre o perigo do açúcar em nossa vida: obesidade, diabetes e todas outras doenças vinculadas ao excesso de peso.
- Chocolate branco não tem os benefícios do cacau, pois sua concentração é minúscula no produto;
- Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, açúcar deve ser oferecido pra crianças após 2 anos de vida, ou seja, se a Cria por aí tem menos de 2 anos nada de chocolate, né?;
- Porque o bebê ou a criança se nunca comeu chocolate não sabe o que é chocolate, ou seja, não vai ficar com vontade se você não comer na frente dela e não vai conhecer se você não oferecer.
- Limite-se a um único ovo;
- Caso sua família queria encher a criança de chocolate, peça pra eles darem outros presentes, mas sem ser doce;
- Compre o ovo sem apelo de personagens ou brindes: A criança tem que comer qualquer coisa porque tem que comer e não por apelo de brinquedos ou personagens preferidos;
- Prefira chocolates com alto teor de cacau, ou seja, os mais amargos. SIM! Crie o hábito correto de seu filho comer chocolate;
- Ao invés de fazer a caça aos ovos, faça a caça a cenoura cozidinha. O que vale é o lúdico, é a criançada ver as pegadas do coelhinho, se divertir. Se eles acharem o principal alimento que o coelho come vão se divertir também.
Comentários