Semanalmente eu posto aqui as papinhas que faço pra Clara e algumas pessoas me perguntam alguns detalhes que são primordiais pra um preparo adequado das refeições.
Pensando nisso, resolvi escrever sobre o início de uma boa receita e hoje vou falar um pouco sobre a higienização das verduras, frutas e legumes.
01 |
De nada adianta uma refeição linda e toda saudável, se os alimentos não estão limpos, higienizados corretamente, pois uma alimentação saudável está além da escolha dos alimentos e nutrientes, precisamos também saber como escolher, preparar, manipular armazenar os alimentos. Além disso, os cuidados com a higiene pessoal, do ambiente e dos próprios alimentos também são essenciais.
Um dos pontos principais pra gente garantir que nossa refeição está perfeita, é a higienização adequada do que vamos comer.
Vocês sabiam que as bactérias, sujeiras e agrotóxicos fazem muito mau pra nossa saúde? Existem bactérias que podem nos levar a morte e não é exagero. Aquelas larvinhas, minhoquinhas que por vezes vemos entre uma folha e outra podem sim ser nocivas.
Vocês podem falar:
– Mas como vamos cozinhar, refogar as verduras, os microrganismos vão morrer.
Sim, alguns deles morrem com a temperatura, mas existem alguns que são imunes e precisariam de uma temperatura bem mais alta do que a que deixamos pra cozinhar, ou seja, elas não morrem e por isso é importante a higienização antes do preparo das refeições, mesmo dos alimentos que serão cozidos.
No mercado existem produtos adequados pra higienizar e esterilizar as hortaliças e frutas. O que eu uso em casa é o hidrosteril, que é um composto de cloreto de sódio e permanganato de potássio e vende em farmácias e supermercados. Existe também o hipoclorito de sódio, um dos mais usados em cozinhas profissionais.
A melhor forma de saber como usá-los, é seguir as instruções da embalagem.
Imagem verduras 03 |
Em relação ao preço, achei por R$ 5,60 em uma rede de farmácias e por R$ 8,79 em uma rede grande de supermercados.
Normalmente este produto fica na área de hortifrútis.
Cso prefira usar água sanitária ou vinagre, a receita é fácil:
Água Sanitária: Faça uma solução com água sanitária: uma colher de sopa para um litro de água. Deixe de molho por 15 minutos.
Vinagre: Duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água. Deixe de molho por 30 minutos.
Mas atenção:
Leia no rótulo da água sanitária se ela é adequada para higienização de alimentos e águas e em relação ao vinagre, ele apenas faz com que as larvas se desprendam das folhas, ele não as mata. Desta forma, ele deve ser usado como um complemento da higienização.
02 |
Quando esterilizamos de forma correta os alimentos, evitamos as chances de contaminação e consequentemente doenças como diarréia, hepatite A, E. Coli, cólera, rotavírus e noravírus, por exemplo.
Espero que tenham gostado das dicas e o principal, que elas sejam úteis aí na casa de vocês.
Beijos
Fonte de Pesquisa: Manual de Segurança Alimentar – JUCENE, Clever 2008
Comentários