A alimentação das crianças é algo que começa desde o ventre materno, pois eles recebem os nutrientes que nós mães comemos, depois o leite deve ser exclusivo até os 6 meses (sendo ele materno ou não). A partir daí inicia-se a introdução alimentar, sendo que até 1 ano ela é complemento do leite materno, por isso é gradual, aos poucos introduz novos alimentos. Sempre digo que um dos fatores mais importantes destes 6 meses é a evolução da consistência na alimentação do bebê, ou seja, das papas principais e frutas, pois é a partir daí que o bebê fica pronto pra “comida da família” ou mais tecnicamente dizendo, comida de consistência normal. Lógico que dos 6 meses até completar 1 ano é importante a variedade alimentar dentro dos itens que são permitidos nesta fase.
1 – Nunca usar peneira, mixer ou liquidificador
Muitas mães e pais tem medo de oferecer pedacinhos pros bebês por causa da falta dos dentinhos ou pura insegurança, mas a própria gengiva é capaz de cortar alguns pedaços, além do que, conforme servimos alguns pedacinhos eles aprendem a usar a língua pra ajudar no processo de deglutição.
2 – Amasse sempre com o garfo ou raspe com a colher
Os legumes devem ser amassados com o garfo, assim como algumas frutas e no caso das mais durinhas como maçã, pêra pode raspá-las.
Você pode fazer desta forma mais ou menos dos 6 meses até 8 meses, sempre amassando menos, como uma evolução mesmo!
3 – Sempre tenha uma opção mais inteira na papa
Amasse bem um legume, coloque o caldo do feijão, deixe o arroz bem papinha e verduras picadinhas bem pequenas. Desta forma já tem pedacinhos no meio de um “purê”
4 – Ofereça pedaços para o bebê
Aqui entra a técnica BLW e por mais que você não goste ou não se sinta segura com ela, mesclá-la a forma tradicional é bem bacana! Escolha algumas refeições pra deixar o bebê explorar sozinho os alimentos. Na hora da fruta pode ser uma boa pedida!
5 – Evolua na consistência
É comum os bebês preferirem comer papinhas mais liquidas e pastosas, mas isso não é legal e interfere em vários aspectos no desenvolvimento dele.
Por mais preguiçoso que seu bebê possa ser e seu coração de mãe mole, invista na evolução da consistência das papas, pois assim você irá prepará-lo pra alimentação com 1 ano.
Post interessante sobre esta dica: A consistência da papinha mudou e agora?
Olha só como fiz com a Clara e foi sucesso!
Alimentação da Clara desde os 6 meses até 1 ano
Que saudades dessa fase! Ainda bem que tenho meus bebês pacientes pra matá-la hahahahahaha!
Gente, a introdução alimentar dá trabalho sim, mas faz parte da maternidade e o melhor que temos a fazer pe se esforçar nesta fase em apresentar novos alimentos sempre saudáveis e não esquecer da evolução da consistência.
Quando eles chegam ao 1 ano, é normal negarem vários alimentos, principalmente os coloridos, mas não é normal não comerem a comida na consistência normal. Muitas vezes o desespero em vê-los comer bem, bastante faz com que esqueçamos de detalhes muito importantes e qualidade e consistências são eles!
Como sempre falo, tenham calma que tudo flui! Paciência, amor, dedicação e mais paciência é a chave do sucesso!
Beijos,
Comentários