Categorias: Amamentação

Desmame gentil do Bento

Foto Helô Priedols

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amamentação, aquela fase repleta de altos e baixos que são muito individuais para cada mulher que amamenta seu bebê. Há quem diga que é super fácil, pleno e maravilhoso, há quem diga que depende e, há que sofre bastante. E, está tudo bem!

Antes de falar sobre o desmame gentil do Bento, quero salientar que: a amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses, que o leite materno é o principal alimento para o bebê e, que até 1 ano não devemos oferecer leite de vaca aos bebês e, se possível, amamentar até 2 anos ou mais. Claro que tudo isso depende de inúmeros fatores na relação mãe e bebê. Se você está com dificuldades em amamentar, converse com o médico ou consultora de amamentação.

Outra fase que pode tirar um pouco nosso sossego quando pensamos na amamentação é o desmame. Junto com ela muitas vezes vem a culpa por querer desmamar, o cansaço extremo em amamentar pelo tempo que estamos amamentando ou algum motivo mais específico e individual. Pra mim, o desmame era algo que sempre quis que fosse gentil, caso não partisse das crianças.

Relembre o desmame da Clara: E o desmame bateu em nossa porta

Bento não demonstrava nenhum sinal de desmamar sozinho e eu já estava chegando no meu limite. Ele não ia pra escola, ficávamos juntos o dia inteiro e, ele pedia pra mamar muito ao longo do dia inteiro, mesmo comendo super bem. Foi aí que comecei a pensar sobre o desmame gentil e, iniciei o processo.

Ele foi amamentado logo ao nascer, foi linda nosso primeiro encontro. Ao longos dos 2 anos e 10 meses de amamentação eu tive 2 candidíases que me faziam chorar ao amamentar, dengue, Covid. Paralisia Facial e, noites sem dormir mais que 2 horas seguidas. Sim, em 2 anos e 10 meses eu dormi 1 única noite inteira.

Não acredito que a amamentação atrapalhe o sono do bebê, muito pelo contrário. Minha vontade em desmamar era porque já havia cumprido nosso ciclo: havia amamentado livre demanda até os 2 anos. Os 10 meses “extras” foram seguindo com muito amor, vinculo, apego, acolhimento, mas estava me sobrecarregando demais e não estava mais legal. Por isso comecei o desmame gentil.

O desmame gentil durou mais ou menos uns 8 meses até ser finalizado, foi no tempo que, para nós deveria acontecer. Foi lindo, respeitoso, cheio de amor e claro, respeito e acolhimento.

Eu conversei com o Bento e expliquei que não teria mais “mamá” de dia. Que ele estava grandão e era pra ele brincar, correr, comer e não precisava mais do mamá. MAS que colo, carinho e atenção da mamãe sempre teria. No começo, ele vinha e me pedia colo várias vezes ao dia, sempre nos horários que mamaria. E eu parava o que estava fazendo e dava colo, o enchia de beijos, falava que o amava.

Para o desmame gentil noturno, fui conversando com ele e explicando que o leite do peito da mamãe estava acabando e que quando ele dormisse, não teria mais mamá. Assim foi feito: sem choros, estresse pra nenhum dos 2.

Nossa ultima mamada foi linda, emocionante. Cheia de troca de carinhos, olhares. Nenhum dos 2 sabia que seria a última e, acredito que por isso foi tão especial e amorosa, sem “culpa”, pena ou medo da noite que viria pela frente.

Tem video completo no IGTV sobre o desmame gentil do Bento: veja AQUI.

Um beijo, Paola Preusse.