Você acordou, planejou o que vai fazer de cardápio e foi as compras. Mas me fala, você sabe como escolher os alimentos? A escolha correta dos alimentos na hora de comprá-los faz com que eles durem mais, desta forma, menos comida vai pro lixo e você economiza. Além da durabilidade, você garante o consumo corretos dos nutrientes.
Cheiro, cor, textura, consistência e época são fatores que influenciam e muito na escolha dos alimentos.
Uma lata amassada, uma embalagem estufada já denunciam a qualidade do alimento. Não digo a marca e sim as características dos mesmos.
Não estou falando pra virarmos as neuróticas do supermercado e feira, mas tudo está tão caro que o mínimo que devemos fazer é escolher corretamente e exigir que os alimentos estejam íntegros, né? Além do mais, é na escolha correta do que vamos comer que garantimos a ingestão adequada dos tão falados nutrientes.
Porque correr o risco de comprar uma lata com alguns pontos enferrujado? Pra quando você for abir, o alimento entrar em contato com a tampa da lata, ou seja, com a ferrugem e você ter que jogar tudo fora?
Ah tá, você não joga fora e corre o risco de passar mau?
Olha só algumas dicas pra ajudá-las na hora de comprar os alimentos. Separei por grupos, assim fica mais fácil, né?
A porcentagem de produtos que vem com a embalagem danificada nos supermercados é enorme. Quem nunca pegou uma pacote de farinha que veio vazando? E aquele furinho pequeno na embalagem do arroz?
Quem te garante que não foi um bicho que o fez???
Preste atenção sempre nas embalagens!
Eu não compro carnes em qualquer lugar, sempre dou preferência pra um açougue que tem aqui perto de casa, que é super limpo.
Em relação a carne moída ou em pedaços, sempre peço pra prepararem na hora. Não confio nas embalagens já feitas antes.
Assim como com as carnes, eu prefiro o peito de frango fatiado na hora e fico bem atenta a coloração.
Já os ovos, prefiro aquelas embalagens que você consegue mexer nos ovos, sabem? E inspeciono um a um pra ver se nenhum está rachado.
Este teste do ovo é ótimo. Na dúvida, antes de usar na sua casa, faça-o.
Peixe eu costumo comprar no dia do peixe nos supermercados ou no CEASA e já consumir no mesmo dia.
Não é hábito comermos miúdos em casa, mas observar todas estas dicas é importante.
Quantos aos embutidos, eu peço pra fatiar na hora, não compro salsicha a granel e sim as que ficam empacotadas de fábrica.
Essa é uma das partes mais difíceis e que levam tempo, na minha opinião. Já cansei de comprar aquelas famosas bandejas e no meio vir 1 pepino estragada, sabe?
Em casa, quando vamos no mercado ou feira, verificamos tudo isso.
Marido escolhe fruta por fruta, unidade por unidade dos legumes. Não é daquele jeito de pegar 4 batatas de uma vez e colocar no saco, sabem?
Apesar da correria, faço a feira semanalmente, assim evito o desperdício e sempre consumo os alimentos frescos.
Quanto ao supermercado, faço mensal e a cada 15 dias verifico minha despensa pra ver se nenhuma embalagem foi avariada, se tudo está dentro data de validade.
Gostaram????
Espero ter ajudado!!!
Beijos
Fonte: Manual de Técnica e Dietética
Comentários