Intestino preso é ruim, na realidade um saco pra qualquer um, agora imagine um bebê que começou a comer faz pouco tempo e tudo é diferente do leite, principalmente pro seu organismo. Enquanto o bebê está só no leite materno ele recebe todos os nutrientes que precisa e de quebra tem seu intestino regulado, pois o leite materno tem probióticos naturais que ajudam na função intestinal. No caso de bebês, crianças e adultos que tem intestino preso ou dificuldade pra evacuar, a alimentação deve ter bastantes tipos de alimentos laxativos pra ajudar a “liberar” tudo que está preso.
Olha só os alimentos laxativos:
Além de aumentar o consumos desses alimentos, é necessário seguir algumas recomendações:
- Beba no mínimo 2 litros de água – este é um dos fatores primordiais pro intestino funcionar bem, pois de nada adianta consumir um monte de fibras se não tem água pra “diluir” e “transportar” as fibras e consequentemente o intestino funcionar.
- No caso de laranja, mexerica, tangerina e frutas do gênero, coma também o bagaço, pois é no bagaço;
- A maçã só tem efeito laxativo se consumida com a casca, pois é na casca que tem as fibras;
- Prefira os alimentos crus ao invés de cozidos, aproveite e abuse das saladas;
- No caso do feijão, grão de bico é necessário deixá-los de molho antes da cocção;
- Perceber o que seu filho come quando prende seu intestino e substituir esses alimentos.
O que faço aqui em casa com 2 situações muito comum nas Crias e funciona:
1 – Mais de 3 dias sem evacuar:
Sempre começo a “operação limpa tudo” no café da manhã com leite materno, suco de laranja sem coar, mamão salpicado com chia.
Ofereço mais água e peço pra professora dela ficar de olho na quantidade de água que ela consome.
Quando ela chega em casa, dou suco de laranja, cenoura e mamão.
2 – Dificuldade pra fazer coco – quando eles ficam estáticos com aquela carinha de “sofrimento”, franzem a testa e as sobrancelhas ficam avermelhadas:
Assim que vejo a cena ofereço água e dependendo da refeição mais próxima, abuso de alimentos fontes. Mas no lanche da manhã, lanche da tarde ou café da manhã eu ofereço coalhada e fruta laxativa com chia.
Porque a chia e não a aveia? Porque aqui em casa observei que sempre que Clara come chia ela evacua na sequência e sem sofrimento.
Um pouco mais sobre a Obstipação:
O intestino pode ficar preso por causa de escolhas alimentares erradas, baixa ingestão de água, pouca atividade física e medo de fazer coco. Este último aparece quando estamos na fase do desfralde e a criança tem medo de fazer coco na calça ou é “amedrontado” pelos pais pra não fazer coco na calça.
Determina-se uma atenção maior quando a criança evacua menos que 3 vezes na semana (com exceção de bebês em aleitamento exclusivo, que podem ficar até 1 semana sem evacuar), quando o coco é muito duro, seco e pouca quantidade, quando o abdome da criança fica “duro” ou quando ela reclama de dor ao tentar evacuar.
Caso só com a alimentação variada e com alimentos corretos, pratica de atividade física, ingestão adequada de água e amamentação o problema de seu filho não seja solucionado, converse com seu pediatra pra ver se não existe algum problema associado e se há a necessidade de medicamento.
Bora colocar os intestinos das Crias pra funcionar e xô sofrimento.
Beijos
Comentários