Ovo, proteína de origem animal, nutritiva e excelente para nossa saúde. Presente em muitas receitas e preparações, inclusive, é uma opção super prática. Combina com praticamente tudo e, cai bem em qualquer horário para a maioria das pessoas. Me conta, você sabe se o ovo está estragado antes de quebrá-lo?
Pode parecer bobagem, mas quem nunca quebrou um ovo diretamente nos demais ingredientes da receita e só assim sentiu um cheiro forte de ovo estragado? Ou então quando colocou na frigideira para almoçar aquele ovo frito delícia?
Diferente da grande maioria dos alimentos não conseguimos saber apenas olhando ou segurando se o ovo está integro, próprio para o consumo. E, comer ovo estragado é perigoso e pode causar uma bela de intoxicação alimentar.
Então, bora aprender de maneira simples e prática como saber se o ovo está estragado:
Basta colocar o ovo no copo com água e esperar ver o que acontece com ele:
Fundo do copo: ovo fresquinho!
Ponta para baixo: ovo não está fresquinho, mas pode consumir, ou seja, não está estragado!
Boiou? Xiiiii, ovo está estragado. NÃO pode consumir!
Relembre: Omelete de Vegetais
Pontos importantes para a conservação do ovo:
- O ovo deve ser armazenado nas prateleiras da geladeira e não na porta como antigamente. Sim, é isso mesmo: os ovos não podem ficar “balançando” e isso acontece cada vez que abrimos a porta da geladeira. Outro ponto é a temperatura de conservação, nas prateleiras a temperatura é maior que na porta.
- O ovo deve ser colocado na geladeira na mesma posição que ele vem na bandeja de ovo, ou seja, com a parte “menor”, a pontinha da mesma forma que estava quando você comprou.
- Não devemos lavar e higienizar os ovos antes de guardá-los na geladeira, pois sua casca é porosa. Lave em água corrente antes de usar apenas.
Beijos, Paola Preusse.