Quinua ou quinoa é um dos alimentos queridinhos do momento. Para os Incas, uma planta sagrada, chamada de grão mãe, na culinária vegana substitui a carne sem dramas por seu alto valor biológico e além de tudo isso, é considerada um dos alimentos mais completos que existem.
A quinua é o alimento de origem vegetal que mais tem nutrientes. Ela tem alto valor biológico, ou seja, tem todos os aminoácidos essenciais pro organismo. Pra vocês terem uma ideia, a combinação de arroz (cereal) e feijão (leguminosa) é perfeita, pois só com a junção destes dois grupos alimentares temos uma cadeia completa de aminoácidos, pois o que falta no arroz tem no feijão e vice-versa.
Quinoa é um pseudocereal plantada principalmente na região dos Andes. Ele tem sido descrito como uma fonte importante de proteínas altamente digeríveis, com uma composição de aminoácidos equilibrado, e com um nível elevado de lípidos, ácidos gordos saturados, principalmente. Braz. J. Food Technol. vol.15 no.4 Campinas outubro / Dec. 2012 Epub 02 de outubro de 2012
Como encontrar:
Existem 3 formas de comercialização, já tem algumas empresas alimentícias que as vendem ou então em mercados cerealistas.
- Grão:
Esta forma é encontrada em supermercados comuns, grandes empresas de produtos naturais a comercializam.
Com ela podemos fazer saladas, hambúrgueres vegetarianos, junto com o arroz, e acrescentar em outras diversas receitas, eu mesma já fiz nhoque com ela. Olha só algumas receitas com ela desta forma:
Lasanha de quinua, Brócolis e queijo
Pra consumi-la desta forma é necessário a cocção e é super simples: pra cada xícara de quinua são post2 1/2 xícaras de água. Cozinha igual ao arroz e depois tempere à gosto.
- Flocos:
Esta versão pode ser consumida no lugar da aveia, por exemplo, ou em um mix com ela e outros cereais. Salpicada nas frutas, batida com iogurtes, sucos e vitaminas e até mesmo em receitas diversas.
Olha só aqui quantas receitas eu já utilizei quinua em flocos:
- Farinha:
Tem a textura e aparência de farinha, serve pra receitas diversas e por não conter glúten pode ser uma excelente opção de substituição no preparo de pães, bolos e muito mais.
Nutrientes:
Excelente fonte de protéina, fibras, ferro, magnésio, fósforo, zinco, selênio, vitaminas do complexo B, ácidos graxos ômega 3 e 6, ou seja, ajudam no emagrecimento (não sendo seu objetivo primordial, mas como é rico em fibra, causa a sensação de saciedade), auxilia o bom funionamento dos sistema nervoso, síntese dos hormônios, fortalece os ossos e previne osteoporose, auxilia a construção muscular, previne doenças cardiovasculares e diminuem o mau colesterol.
Ufa! Super completa.
Introduzir ou acrescentar a quinua no dia a dia é super bacana, além de fácil. Use e abuse e aproveite todos seus benefícios.
Beijos
Comentários