Comer é uma delícia, mas pra comer é preciso fazer a comida, não é? Se for uma alimentação saudável melhor ainda. É, pois é. O grande problema é que em alguns momentos, alguns dias, nós mães ou pais, ou melhor, a pessoa responsável por fazer as refeições está cansada e não quer nem chegar perto do fogão. Nesta hora que a escolha por produtos ou alimentos saudáveis, mas práticos é que deve ser feita da forma correta pra não cairmos naquela famosa frase: de vez em quando pode. Assim conseguimos manter a alimentação das crianças saudável mesmo em dias cansativos.
Claro, não somos de ferro. Eu não sou e tem dias que estou com aquela preguiça, olho pra Clara e tenho vontade só de deitar na cama e dormir com ela ahhahahahaha.
Existe no mercado produtos prontos e alimentos encontrados na feira, práticos que podem nos ajudar e muito no dia cansativo sem precisarmos colocar os 2 pés na jaca.
Olha só os meus queridinhos:
1 – Banana:
Rica em potássio, cálcio, ferro, magnésio, vitamina B6, vitamina C, folato e fibras.
Quer fruta mais prática que esta? Não precisa lavar, higienizar … basta estar madura, descascar e pronto!
Quando estou com aquela preguiça de descascar, picar ou fazer qualquer coisa ofereço banana, assim como sempre carrego banana na bolsa. Estou no trânsito e bateu aquela fome na Cria, pego logo a banana e dou pra ela.
Minha sorte é que Clara AMA banana e sozinha vai na fruteira, pega, descasca e come linda e feliz sua bananinha.
2 – Suco de fruta industrializado sem açúcar:
Suco natural é sempre a melhor opção. Pra hidratar água e isso já deixei bem claro aqui e na fanpage. Mas vai que um dia você está sem forças pra espremer a laranja ou descascar o abacaxi, picar, bater no liquidificador e etc.
Suco industrializado SEM AÇÚCAR é a opção.
Uma dica: varie sempre no sabor pra não viciar a criança só no suco de uva!
Falei sobre eles neste post!
3 – Macarrão mais rápido que os instantâneos:
Nada de cair na tentação e fazer miojo e encher a Cria de sódio.
Esse macarrão é hit em casa: 0 de sódio, tem 3 versões, é pequeno, super fácil das crianças comerem e pasmem, fica pronto em 2 minutos e meio.
Se tiverem molho de tomate enriquecido no congelador, só descongelar e pimba! Um fussili saudável em 2 minutos e meio.
Não tem o molho? Rega com azeite, salpica um pouco de orégano, salsinha e pimba! Outra receitinha fácil e saudável.
4 – Ovo
Rico em colina, substância essencial pro desenvolvimento cerebral, proteínas de alto valor biológico, vitamina B12, ferro, fósforo e sódio.
Percebo um certo preconceito ou medo em relação ao ovo, mas ele é uma excelente opção, ou melhor, deve estar presente pelo menos 2 vezes na semana.
Bem cozido, como omelete ou mexido salva qualquer dia preguiçoso, além de nutrir e reforçar o prato.
Imagina com o macarrão da dica 3? Perfeito!
5 – Pão integral mais saudável:
Pelas minhas andanças nos supermercados em busca de praticidade, achei este pão que não tem sódio e aqueles ingredientes de dar susto em qualquer um.
Ele tem tamanho de mini pão de hambúrguer, é delicioso e macio.
6 – Biscoito de Arroz integral:
No meio da tarde, com friozinho da época e a Cria quer algo pra comer sem ser fruta. Nada melhor do que ter opções saudáveis de “petiscos”.
O biscoito de arroz integral é um dos meus queridinhos, pouquíssimo sódio e faz a alegria da Clara!
7 – Smothie / Purê de Frutas sem açúcar:
Já falei sobre eles aqui. São ótimas opções pra quando você quer variar ou a criança quer um “doce” ao invés da fruta.
Mas cuidado, da mesma marca tem smothie com açúcar e sem açúcar. Olho atento nos ingredientes na hora de comprá-lo.
8 – Uva sem semente:
Gente, quase toda criança adora uva. Tem da verde, tem da rosadinha. Sabendo comprá-las, elas são super docinhas e como já ensinei vocês, quando chegar da feira já as higieniza e guarde-as prontas pra consumo na geladeira, assim na hora da preguiça ou correria ou descanso é só pegá-las e oferecer pra Cria.
Está é outra opção que praticamente está sempre no meu kit alimentação pra passeio.
Além destas 8 opções, como sempre falo, ter organização é tudo pra um dia cansativo onde avacalhar na alimentação não é bacana. Precisamos tomar cuidado porque o “às vezes” pode ser tornar frequente uma vez que vivemos em um ritmo frenético.
Deixar sempre opções congeladas pra simplesmente descongelar, esquentar e oferecer é super válido.
Tem como congelar bolo em pedaços, tortas sagadas em fatias. arroz, feijão, molho de tomate, carne moída, frango picadinho ou qualquer outro tipo de receita de carne. O segredo é congelar em opções pequenas, pra uma única refeição no caso das Crias e que vocês pais vão recorrer aos sanduíches.
Dependendo do tipo de sanduíche, não tem problema nenhum as crianças comerem, mas dependendo da idade, é primordial manter e educação nutricional e a criação de hábitos saudáveis. Dê a comida e quando vocês forem lanchar, deixe a criança participar do social e comer o lanche, pode ter certeza de que ele vai adorar, mas comerá em pouca quantidade, só pra matar a curiosidade mesmo.
Pra te ajudar um pouco mais, relembre alguns posts:
Alimentação Saudável: Praticidade à nosso favor
O segredo é não se desesperar ou melhor, não deixar o cansaço vencer e você dar aquele pacote de bolacha recheada ou o miojo ou então a salsicha.
Beijos
Imagem: Shutterstock
Comentários