Muita mãe e pai tem “medo” ou dúvidas na hora da introdução alimentar, sendo que ao meu ver é a fase mais “fácil” quando falamos da alimentação dos pequenos. Pra mim só perde pra amamentação, que depois de pega acertada, mamãe e bebê se entendendo é “pápum”. A fase mais difícil na minha opinião é quando o bebê já cria uma certa autonomia, começa a completar meses, chega nos seus 12 meses e além de sua curiosidade por tudo que eles vêem, tem a famosa necessidade dos pais, avós e palpiteiros de plantão em darem mais opções de comidas, que normalmente vem acompanhado da frase: – Tadinho, ele não vai comer isso? Pois é, quando a criança faz 1 ano, ao contrário do que dizem, tem muitos alimentos que ainda não indicados até que eles completem seus 2 anos ou mais e pra isso vale a pena a leitura dos rótulos e embalagens, pois alguns deles falam a idade indicada de consumo.
Pra ficar um pouco mais fácil, segue uma listinha básica do que seu bebê que acabou de completar 1 ano deve evitar de comer, ou melhor, uma lista do que você como mãe deve evitar oferecer pro seu filho:
1 – Chocolate:
Acho que isto é uma das coisas que todos contam os dias pra poder oferecer pras crianças. Infelizmente muitas comem antes mesmo de 1 ano, o que realmente é uma pena. Chocolate apesar de ser uma delícia (já confessei aqui que sou chocolatra), é rico em açúcar, gordura e cafeína. E até os 2 anos o açúcar deve ser evitado ao máximo.
2 – Balas, pirulitos:
Olha, apesar de serem coloridos, docinhos, tentadores, NÃO, eles não são comidas pra criança. Além do risco de engasgar, é açúcar puro. Ou seja, definitivamente não!
3 – Achocolatado:
Se você reparar, fuçar vai perceber que até alguns fabricantes dizem que não devem ser consumidos antes dos 3 anos, ou indicam uma quantidade de consumo à partir dos 3 anos menor que a “usual”. Achocolatados são praticamente açúcar.
4 – Café:
Café é rico em cafeína, deve ser evitado em crianças com 1 ano. Existem estudos que dizem que pode ser consumido à partir dos 3 anos, outros dos 7 anos.
5 – Salgadinhos, biscoitos (bolachas) doces e biscoitos (bolachas) recheadas:
Ricos em sódio, ingredientes transgênicos, glutamato, corantes, gordura. Prefira sempre as opções mais naturais, caseiras.
Receitinhas bacanas:
Biscoito de Cacau, quinua e Aveia
Biscoito Amanteigado de Iogurte e Aveia
Snacks industrializados bacanas
6 – Embutidos (peito de peru, salsicha, mortadela, presunto, salame):
Bom de sódio, gorduras, conservantes, corantes, nitrato (responsável por deixá-los avermelhados) que é cancerígeno. é porcaria pura. Pode ser gostoso, mas são porcarias e se você tem criança pequena em sua casa, é uma grande oportunidade pra parar de consumi-los. Abuse dos queijos na hora de petiscar. Pães com patês variados também são outras opções de petiscos.
7 – Refrigerante:
Esse devia ser evitado pra todo o sempre, afinal, nada de bom eles oferecem.
8 – Bebidas achocolatadas prontas:
Ricas em açúcar e gorduras. Deixe pra dar o leite batido com frutas na sua casa.
9 – Bebidas lácteas:
A grande maioria são ricas em açúcar, corantes e conservantes. Existem algumas marcas que são iogurte natural batido e não contém os conservantes. Pra adoçar, bata com fruta.
10 – Leite fermentado:
Apesar de ter a vantagem dos probióticos, são ricos em açúcar. Por isso é melhor esperar ter mais de 2 anos. Quer dar pro e prebioticos? Converse com o pediatra de seu filho ou consulte uma nutricionista. Já existem no mercado pra adicionar à sucos.
11 – Bebida à base de soja:
Além do excesso de açúcar tem a soja. Alguns estudos dizem que soja deve ser consumida quando mais velhos.
12 – Petit Suisse:
Corantes, açúcar, conservantes …. Alguns fabricantes dizem que não deve ser consumidos antes de 3 anos.
Opções saudáveis pra você se divertir:
Petit Suisse de Uva e Beterraba
13 – Sucos industrializados com açúcar:
Optem pelas opções naturais ou os sucos industrializados sem açúcar.
Aqui tem algumas marcas existentes no mercado:
14 – Comidas prontas industrializadas (nuggets, hamburgueres, almondegas, lasanhas e etc):
Sódio, espessantes, nitrato, gordura …. optem pelas opções caseiras sempre.
Olha aqui algumas receitas saudáveis pra você substituir as opções industrializadas:
15 – Gelatina:
Corante, açúcar e mais nada. Até mesmo a que existe no mercado mais saudável, com corantes naturais tem açúcar, orgânico, mas tem. Até 2 anos é melhor não consumir.
Receitinha super fácil:
16 – Macarrão instantâneo:
Excesso de sódio e não adianta falar que usa só o macarrão, pois o mesmo também é porcaria pura. Neste post do 4 Mães você acha algumas opções rápidas pra não precisa matar fada nenhuma, deixar o reino encantado repleto delas e a saúde de seu filho sempre em dia ;).
Se forem analisar, o açúcar é sim um vilão na alimentação das crianças e deve ser evitado ao máximo. Todos nós precisamos do açúcar, mas já o ingerimos de forma natural com as frutas, com alimentos em suas formas naturais. Desta forma, não precisamos ficar desesperados pra apresentá-lo em suas diversas formas aos Pequenos. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, açúcar deve ser oferecido após os 2 anos, assim as Crias já terão se acostumados com outros sabores, terão firmado seus hábitos alimentares e terão menos chances de serem os formiguinhas e desencadear um monte de doenças por causa do alto consumo do açúcar.
Além do açúcar, outro vilão na alimentação de nossos pequenos é o sódio. eles está presente em alta quantidade na maioria dos produtos industrializados e também merece nossa atenção. Falei mais sobre o sódio neste post.
Pensem assim: As Crias vão viver por muitos anos, e nossa ansiedade de mãe pode esperar no quesito alimentação pra oferecer todas as delícias que existem, sempre com moderação.
Não estou “demonizando” nenhum produto ou marca, desta lista acima, na minha humilde opinião o que deve ser SEMPRE evitado são os números: 6, 7 e 14. As demais, basta ter noção e oferecer com a idade apropriada e SEMPRE com moderação, mas moderação de verdade e claro, atividade física fora do sofá ou do tablet.
Tem mais sugestão de alimentos pra esta lista? Comenta aí :).
Beijos
Comentários