Bebê completou 6 meses, já tem todos os sinais de prontidão? Eba! Chegou aquele momento tão esperado pela família: a introdução alimentar, ou melhor, introdução dos sólidos! Vem cá, você saber por qual alimento começar? Se deve ser fruta ou vegetal?
Antigamente, pra ser mais precisa, antes de 2008 a recomendação era começar a introdução alimentar com o famoso suquinho de laranja lima, lembram? Muitos de nós, adultos começamos com o suquinho e aos 4 meses. Porém, como disse, tais recomendações mudaram desde 2008.
Orientava-se começar com o suco e frutas pois acreditava-se que seria mais fácil por serem opções adocicadas e, como os bebês estavam se alimentando de leite materno ou fórmula, já era um sabor “conhecido” e tudo fluiria melhor.
Relembre: Introdução Alimentar, como os bebês veem os alimentos
Há quem diga hoje em dia que é melhor começar pelos vegetais para aumentar as chances de aceitação deste grupo de alimentos, os “salgados”. Porém, sabe-se que isso não é interferência para os bebês aceitarem ou não.
Atualmente, segundo estudos e orientação de boa parte dos profissionais, a recomendação é que se comece pelo alimento que a família escolher, a fruta ou vegetal! Afinal, ao longo dos meses de introdução alimentar, nosso papel é oferecer o maior número de alimentos adequados para o desenvolvimento do bebê: todas as frutas, vegetais, legumes, verduras e alimentos naturais.
Precisamos ter como objetivo na introdução alimentar a relação que nosso bebê irá começar a ter com os alimentos e algo que eles farão todos os dias de suas vidas, inclusive quando adultos. Aceitar os alimentos com facilidade ou não, usar de artimanhas para tal, não é o objetivo.
Precisamos de fato entender que eles são os protagonistas desta fase tão fundamental e se preocupar menos com qual alimento começar a introdução alimentar, por exemplo.
Se você não consegue sozinho, precisa de ajuda para seguir com seu bebê, procure ajuda de um nutricionista que atua nesta fase. Caso queira saber mais sobre minha consulta, só mandar uma mensagem no meu whatsapp.
Um beijo, Paola Preusse.