Você já parou pra pensar em como deve ser o prato de comida saudável? Será que tem que ter as tais cinco cores? Será que deve conter apenas alimentos integrais? Ou orgânicos? E a quantidade, será que interfere? É, de certa forma, lá no fundo, sabemos quais alimentos são “saudáveis” ou não, né? Mas e como colocá-los nas refeições principais, sabemos?
Montar o prato de comida saudável da criança é simples, basta seguir o passo a passo do prato saudável que não tem erro:
Os alimentos que precisam aparecer em maior quantidade são as verduras e legumes. Podem estar separadas, misturadas no arroz, carne, recheio de torta, molho ou etc. O importante é sempre pensar na proporção do prato e, verduras e legumes serem metade da refeição.
É muito legal variar na consistência e textura deste grupo: pode ser refogado, purê, salada crua, salada cozida, quentes ou frias!
Depois que ocupou o prato com os vegetais, é a hora de colocar o grupo dos alimentos mais ricos em carboidratos, que são os cereais: todos os tipos de arroz, milho, massas, tubérculos e raízes.
O que “sobrou” de espaço no pratinho da criança deve ser dividido pelas dois grupos fontes de proteínas: as de origem animal e as de origem vegetal.
Alimentos fontes de proteína origem animal são todos os tipos de carnes e os ovos (leite e derivados também, porém, teoricamente não os colocamos no almoço e jantar). Já as fontes de origem vegetal são as leguminosas: todos os os tipos de feijões, grão de bico, vagem, ervilha, lentilha, soja, tofu e os cogumelos, quinoa, amaranto.
Olhe só alguns exemplos de pratos reais para vocês se inspirarem:
Prontinho! Viu como é fácil montar um prato saudável para seu filho? Só seguir as proporções dos grupos alimentares e, está tudo certo!
Um beijo com carinho,
Paola Preusse, Nutricionista da Família, mãe da Maria Clara e Bento.