Um dos itens que mais me preocupa nas festas que faço é o cardápio que irei servir de acordo com o foco da festa. Não é questão de ser chata ou de achar que todo mundo deve se alimentar da forma como indico, oriento e acho certo por questões profissionais, mas em ser apropriado para a idade dos convidados. Quando a festa é da Clara, penso no que gostaria que ela tivesse opção de comer e que seus amiguinhos, as crianças pudessem comer sem problemas e foi assim que fiz o cardápio de festa infantil dos 3 anos da Clara.
Bom, além das crianças, eu também convidei adultos, e claro, eles precisariam comer de forma prazerosa e opções que fosse apropriadas para o horário, 14h de um domingo ensolarado.
Minhas festas são do tipo sirva-se e coma à vontade, sabem? Bem festa caseira mesmo. Eu contratei 2 copeiras para ficarem repondo os itens do cardápio e para garantir que as opções quentes estivessem quentes e etc.
A mesa dos adultos, eu fiz na altura padrão, em um local de fácil acesso. Coloquei o cardápio para todos saberem o que seria servido e tudo o que precisavam para consumir o que estava no menu, como guardanapo, talheres e etc.
Eu coloquei as comidinhas em copinhos descartáveis transparentes e enfeitei com barbantes coloridos com as cores da festa, deu um charme todo diferente. Nos copinhos descartáveis com o barbante azul, coloquei o cuscuz marroquino e a a salada de mini penne com quinua, canastra e brocólis nos com barbante laranja:
As mini pizzas de queijo e tomate eram opções tipo canapés e foi sucesso:
Um dos queridinhos da festa, que surpreendeu e fez sucesso foram os palitos de mussarela de búfala com tomate cereja e os palitos de cenoura crua com patê de canastra. Nunca ninguém tinha usado os vegetais para comer com patê e a primeira impressão de ser sem graça ou natureba demais foi embora quando saborearam a ideia.
Mas o must da festa foram as tortas de massa integral da Torteria Carolita. Gente, a Carol fez em embalagens individuais, no maior capricho e o melhor, super saborosas. Eu escolhi 2 sabores diferentes, de frango com tomate e largarto ao molho de cerveja preta e tomilho, mas ela tem outros sabores, inclusive vegetarianos e opções de tortas doces deliciosas. Ela faz parte do Guia de Fornecedores do blog e eu super indico como uma excelente opção de comidinhas para festas, fins de semana e etc.
Para beber, tinha água, cerveja, refrigerante e suco de uva sem açúcar. Por mais que eu tente não colocar refrigerante no cardápio, boa parte dos adultos da minha família ainda o consomem.
Para as Fadas e Piratas eu busquei todo meu amor e fiz algo que foi simplesmente o máximo: montei uma mesa na altura deles com todos os quitutes pensados especialmente para os pequenos. Pensei no que a Clara come quando vai em festas, em como deixar os pais despreocupados em ficar correndo atrás deles para eles comerem e foi o maior sucesso.
Eu pedi para a Cá, da Cacarecos da Cacá, montar a mesa perto da porta onde eles estavam saindo para brincar e claro, deixar bem arrumadinha e ela teve a perfeita ideia de colocar a rede dos piratas.
Nesta mesa, eu coloquei em copinhos descartáveis, enfeitados com barbante colorido, tudo para chamar a atenção dos pequenos.
O melão eu cortei em formato de caveirinhas e flores (aguardem, semana que vem estreia a lojinha do blog e teremos surpresas para ajudar vocês por aí). Nem preciso dizer que foi sucesso, não?
Misturei 2 tipos de uva, cortei a melancia em quadradinhos e o milho era o natural de espiga e esmigalhado na hora, para ser servido quente e fresquinho. Além destas opções, teve pão de queijo assado na hora e pipoca.
As crianças comeram com gosto, sem ter adulto correndo atrás. Foi demais!
Para beber, servi água em garrafinhas personalizadas e suco de uva sem açúcar em garrafinhas com canudo.
Os personalizados foram feitos pela Cacarecos da Cacá.
Ah! A água e o suco também estavam na altura das crianças e facilitava na hora de escolherem o que queriam beber e pasmem, a água foi rapidinho!
De doces teve: mini pudim de doce de leite, alfajor caseiro, palha italiana, bolo de brigadeiro e os docinhos da Brigadeiro da Thai, que foram o brigadeiro ao leite com cacau, brigadeiro ao leite com M&M, bicho de pé, brigadeiro de paçoca, beijinho.
Pronto! O cardápio está aqui como prometido. Dos itens eu fiz:
- salada de penne
- cuscuz marroquino
- patê de canastra
- alfajor
- mini pudim de doce de leite
Pode deixar que semana que vem posto as receitas, tá?
O mais bacana de tudo foi ouvir dos pais dos amigos da Clara e de outros convidados que tinha amado as opções servidas no cardápio, que ir em festa de nutricionista é comer sem culpa hahahahaha. Juro! Muitos disseram que não tinham ido em festa com opções tão bacanas de comida. As crianças comeram de verdade, além de se divertirem pra valer.
Viu pessoas, vale a pena inovar e fugir das comidas “ditas” típicas de festa de criança cheias de frituras e coisas desnecessárias. Abuse da criatividade e invista em algo bacana.
Beijos.
PS: Relembre aqui a decoração desta festa.
Fornecedores:
Fotografia: Helô Priedols
Decoração: Cacarecos da Cacá
Torta Salgada: Torteria Carolita
Comentários