Vivemos em um ritmo frenético onde parar 30 minutos para comer fosse impossível, até um crime. É rotina intensa, horários apertados, trânsito, sobrecarga das mil e uma funções que exercemos que, muitas vezes, parar para comer, se tornou luxo. Porém, precisamos lembrar que estamos sendo exemplo e, ensinando crianças a comer. E, comer consciente é fundamental.
Comer consciente é estar totalmente presente no momento da alimentação. É usar a atenção e o tempo da refeição para sentir e perceber a temperatura, sabores, cores, aromas e texturas dos alimentos. É mastigar lentamente aproveitando cada sensação que a comida remete.
Relembre: O que é comida de criança?
É sentir os temperos, saber de fato o que está comendo. É se conectar com o alimento efetivamente. Só quando comemos consciente é que temos como reconhecer a fome real e, tão fundamental quanto, sabermos que estamos saciados, ou seja, satisfeitos.
É assim que conseguimos desligar, por exemplo, nossa dificuldade de lidar com algo, algum sentimento do alimento em si e, comermos porque estamos com fome e não tristes, felizes, ansiosos.
E, tudo isso, é NOSSA OBRIGAÇÃO ensinarmos as crianças a sentir, a comerem conscientes. É permitir que eles comam tranquilos durante as refeições e, nos vejam comendo tranquilos também. Sem ver o celular, responder a mensagem do whatsapp ou rir enquanto vê um Stories engraçado.
Precisa de ajuda com a alimentação aí na sua casa?Agende uma consulta comigo, eu posso te ajudar.
Não é na hora da refeição que devemos finalizar a compra no app, fazer a lista do supermercado ou então comer em pé, porque estão atrasados. Precisamos sempre nos lembrar o exemplo que queremos ser e, como queremos que nossos filhos comam.
Já existem estudos que comprovam que enquanto assistimos televisão, estamos no celular ou trabalhamos, comemos 30% a mais do que comeríamos se estivéssemos atentos e conscientes na refeição.
Eu entendo a correria do dia a dia, mas somos nós adultos que precisamos organizar os horários e rotina das crianças, então, somos nós que devemos também criarmos formas de que elas comam conscientes em todas as refeições.
Um beijo com carinho,
Paola Preusse, Nutricionista da Família, mãe da Maria Clara e do Bento.