Oi gente, tudo bem???
Hoje eu fiquei de postar 4 receitas de papinha que fiz pra Clara no fim de semana, mas mudei o assunto do post, ou melhor, só troquei o dia. Amanhã posto as receitas sem falta, tá?
Amanhã, 02 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo decretado pela ONU e resolvi falar um pouco sobre este assunto.
Fonte Lagarta Vira Pupa |
- A comunicação: a criança não fala, tem dificuldades para realizar um diálogo ou não fala de forma funcional (repete o que os outros falam, por exemplo)
- A interação: a criança apresenta pouco contato visual e parece não ter interesse em interagir com outras crianças ou pessoas
- O comportamento: a criança tem interesses muito restritos e pode apresentar comportamentos repetitivos
Eu tive o prazer de ver a Andréa Werner falando sobre o autismo e me encantei com ela, com a forma que ela escreve, com o blog dela e nem preciso dizer que pelo Théo também.
Ontem, eu mandei uma mensagem pra ela, perguntando se ela poderia, queria escrever algo sobre o autismo pra eu colocar aqui, afinal, nada melhor do que alguém que entende e vive a situação pra nos ajudar, né?
Ela, super fofa disse que eu poderia pegar o texto que ela fez no blog Lagarta Vira Pupa dela e usá-lo.
Vocês podem perguntar porque tanto barulho em volta do Autismo e eu respondo:
Porque ele existe e quem tem merece respeito e ser tratado como igual, afinal são iguais;
Porque há estudos que descobriram que entre 50 crianças, 1 é autista, sim, o número é alto (mais que câncer, AIDS e outras doenças que todo mundo morre de medo de ter) e alguém ao seu lado pode ser autista e você não sabe;
Porque a maioria dos pediatras não conseguem diagnosticar o autismo em seus pacientes;
E porque a gente divulga tanta besteira, que vale a pena se unir e divulgar coisas importantes, né?
Uma das coisas que achei mais interessante que a Andréa falou é em como diagnosticar o Autismo, já que normalmente os Pediatras não o fazem. Ela mesmo, descobriu quando o Théo tinha mais de 1 ano e foi na escola que deram o primeiro passo pra ela investigar a fundo se o Théo tinha algo a ser tratado.
Ela disse que mais importante do que a gente ver o que nossos bebês aprenderam de novo e fazem, é o que eles deixam de fazer ou não fazem.
Olha aqui o que ela explica:
- Não apresenta sorrisos ou expressões de felicidade a partir dos 6 meses;
- Não compartilha ou reage a sons, sorrisos ou outras expressões faciais a partir dos 9 meses;
- Não balbucia palavras aos 12 meses;
- Não compartilha gestos como apontar, mostrar, tentar alcançar algo ou “dar tchau” aos 12 meses;
- Não pronuncia nenhuma palavra aos 16 meses;
- Não fala nenhuma frase de 2 palavras com sentido (excluindo repetição ou imitação) aos 24 meses;
- Qualquer perda de fala, balbucio ou habilidades sociais (como “dar tchau”e bater palminhas) em qualquer idade.
Como posso ajudar?
Amanhã, Clara e eu estaremos de azul pra fazer parte deste movimento.
O texto completo da Andréa está aqui.
Vamos participar????
Amanhã, coloquem roupa azul, postem lá na nossa fanpage e marque #lagartavirapupa #diamundialAutismo.
Beijos
<3
Selo usado no dia 02/04 nas redes sociais do Maternidade Colorida |
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