Categorias: Bebê, Rotina

Os bebês precisam de rotina?

Imagem: Shutterstock
Imagem: Shutterstock

 

Algumas amigas e até mesmo seguidoras aqui do blog ou do IG me perguntam como faço com minha rotina e a rotina da Clara. Digamos que a rotina é mais da Clara do que minha, pois eu literalmente me organizei de acordo com o que ela “resolveu” seguir e já explico. Mas será que os bebês precisam de rotina?

Desde RN, Clara sempre dormiu pouco e eu adotei a amamentação em livre demanda, ou seja, sempre que ela solicitava eu a amamentava.

No começo, eu era a louca do relógio. Tudo eu cronometrava, anotava no bloco de notas do celular, desde o tempo da mamada, qual seio ela mamou, consistência do coco e assim por diante e com essa neurose toda eu me sentia mais cansada, pois tinha certeza de que estava dormindo pouco, sabe?

Chegou um dia que resolvi me libertar do relógio e aí sim, mesmo dormindo pouco e continuando na mesma rotina, passei a ficar mais descansada.

Estipulei alguns “rituais”, como a massagens e o banho do balde (relembre aqui)  em que fazíamos diariamente, mas sem a necessidade de fazer todo dia no mesmo exato horário.

Tem gente que diz que precisamos criar uma rotina pros bebês, pra eles serem organizados, ter uma ordem a seguir e etc e já tem gente que diz que a rotina pode “atrapalhar” o bebê, caso algum dia por “n” fatores você não consiga cumprir.

Eu li livros, li vários blogs, perguntei pra outras mães e no final das contas, adaptei todas as informações com o dia a dia de casa e de uma forma natural, Clara criou sua rotina.

Já vi crianças que ficam super irritadas porque bem no horário do banho, estava com a mãe no supermercado e estava esgoelando horrores e a mãe falava:

– Filhinho, já vamos pra casa tomar banhinho.

Assim, se rotina causa esse tipo de estresse no bebê, pra que segui-la? Claro, precisamos ter uma organização, mas será que precisa ser tudo com hora marcada mesmo?

Moro em São Paulo, vivemos com trânsito, como vencer sempre o relógio?
Eu sou a pessoa mais pontual que vocês podem imaginar, minha família até se irrita com tanta pontualidade (pior que é a mais pura verdade), mas eu me organizo pra isso sem precisar ficar neurótica com o relógio.

Acho sim, importante ter alguns horários estipulados, como os das refeições e pra dormir, pq senão até nós nos perdemos, mas hora pra tomar banho, hora pra brincar, hora pra isso, hora pra aquilo acho demais pra um bebê, uma criança. Cadê a liberdade? O que mais reclamamos quando “crescemos” é da tal rotina.

Atualmente, eu voltei a trabalhar e ela vai pro berçário e uma das minhas preocupações era exatamente como eu iria acordá-la em tempo hábil pra nos arrumarmos e irmos encarar nosso dia.

No primeiro dia, ela sozinha acordou às 7hs, amamentei, dei banho, brincamos, amamentei e saímos de casa às 8:20hs. Deu tempo de tudo, mas eu acordei às 6:20 pra tomar meu banho e me arrumar.

Atualmente, por causa do término do horário de verão, Clara está acordando 5:15 – 6hs e nossa rotina mudou um pouco.

Ela acorda, eu amamento, a levo pra minha cama e tento fazê-la dormir mais um pouco, mas está sendo em vão, pois ela começa a querer falar seu “nenenês” e pra não acordar o Marido volto pro quarto dela. Enquanto ela fica brincando no berço ou no tapete de E.V.A eu tomo banho, me maqueio, encho a banheira dela.
Dou banho, brinco com ela um pouco no banho, a arrumo, ela mama de novo, brincamos no tapete. Há essas horas, o Marido acorda às 7:20 – 7:30hs e eu a levo pra minha cama enquanto eu me troco. Ela mama de novo, às vezes tira um cochilo de 20 – 30 minutos. Saímos de casa às 8:15hs, vamos pro berçário, fico um pouco com ela lá, amamento de novo e venho pro trabalho que entro às 9hs.

No meu horário do almoço, por volta das  13 – 13:30hs eu corro no berçário pra ficar com ela e amamentá-la e às 17hs vou buscá-la.

Quando chegamos em casa, ela gruda em mim e não temos rotina. Deitamos juntas na minha cama, ela fica mamando, chupeitando, dormimos ou só ela dorme, brincamos e ela decide se vai acordar ou não e dependendo do calor, caso ela acorde eu dou outro banho.

No berçário, ela segue mais ou menos uma rotina: ela tira uma soneca pela manhã, come fruta, toma o leite materno que ordenho de colherzinha, tem o tempo livre, almoça e eu chego. Depois à tarde ela come outra fruta, tira mais uma soneca, toma banho, toma o leite e eu chego.

Ufa! O dia é super cheio, mas mesmo assim, não deixo de curti-la muito, dar colo, brincar, fazer carinho e afins. Como digo pro meu Marido, nossa prioridade no momento é ela, é o bem – estar dela.

Se fico cansada? Sim, estou bem cansada, pois durmo pouco e em alguns dias eu estava deixando a Clara dormir na minha cama e isso me cansou muito mais. Há 1 semana ela voltou pro berço e eu me canso menos levantando toda vez pra amamentá-la, pois pelo menos tenho meu espaço na cama quando volto.

E com vocês????

Ah! Como eu cuido da casa? Bem, este será assunto pro próximo post, senão este não acaba nunca mais! rsrsrs

Como é a rotina de vocês e os bebês?
Beijos

Comentários