Ah, a internet! Algo tão bacana, que nos ajuda e muito, afinal quem nunca consultou o Dr. Google pra ver uma dica infalível pra tirar mancha de fruta do uniforme do filho, como amenizar as crises de cólica ou qualquer outra dúvida que já teve? E os inúmeros blogs, grupos no facebook, redes sociais? Eita maravilha, não? É tudo tão rápido, tão imediato que poucas de nós sabemos viver sem essa tal de internet! De discada, a cabo agora é fibra e cada vez mais, ligada na tomada ou “andando” por aí, ela esta 100% na vida da gente, na palma da mão e com isso algo tinha que ser “negativo”, afinal, nem tudo é perfeito! Pois é, na internet, o lado negro da história é a falta de privacidade e muitas vezes a falta de segurança nela encontrada. Mas vem cá, será que existe internet segura? Como estar conectada com segurança?
Baseado nisso tudo a querida Milene, do blog Diiirce propôs um amigo secreto “skalteador” pra nós blogueiras maternas e assim juntas, fizemos uma blogagem coletiva: Mães Blogueiras Unidas por uma Internet + Segura.
A brincadeira foi a gente stalkear, ou seja, investigar a vida da amiga e vice – versa. No fundo a ideia era a gente sentir como é ter a vida “vigiada” por outra pessoa e fazer o mesmo e só colocariamos a mão na consciência, ou melhor, só assim teriamos real certeza do que de nossas vidas está aí exposto pra quem quiser ler e saber!
Para isso, bastou entrar nas redes sociais, dar um google e pronto, o que queriamos e possivelmente não queríamos estava lá … ops, estava não, está!
Graças à Deus minha amiga não encontrou nada de mais, apenas algumas coisas que já tive momentos em parar e pensar se valiam a pena, mas uma em questão que uma vez já me encomodou muito: fotos minha amamentando!
É queridonas e queridões que me lêem, eu já tive meu perfil do Instagram “visitado” por um cara louco e sem noção onde ele comentou em TODAS minhas fotos amamentando a Clara com frases pornográficas e de baixo calão! Foi aí que eu deletei todas, com muita dor no coração, pois amamentação é algo que levanto a bandeira e acho lindo de se ver, de expor!
Uma coisa que devemos ter em mente é que caiu na rede é peixe e que infelizmente não pode apagar, pois os compartilhamentos, print e afins existem e são rápidos!
Vocês podem me perguntar:
– O que a Clara vai achar no futuro de ver as fotos e informações sobre ela?
Bom, eu espero que ela curta o blog e tudo o que falei até aqui, mas tenho o enorme cuidado em não postar fotos que podem envergonhá-la futuramente. Além de evitar fotos em cenas que podem incitar bandidos e pedófilos!
Como trabalho com internet, vejo muitas fotos de bebês, crianças postadas por aí, pois nós pais achamos mega fofos, mas pensem que do outro lado pode ter um louco doente e que vai interpretar tal foto de outra forma!
A gente também listou algumas dicas pra ajudá-las com a segurança digital de toda família:
- Não fazer check-in – assim as pessoas não descobrem aonde estão ao vivo e a cores, além de não saberem suas preferências!
- Não fazer check-in na escola do filho de vocês – é meio óbvio, mas sem perceber é algo que pode acontecer! Ninguém precisa saber onde seu filho estuda, ainda mais na internet!
- Não tirar fotos dos filhos com os uniformes – por mais que não faça check-in, tirar foto com o uniforme já é o queijo e a faca na mão!
- Não tirar foto da faixada do prédio onde você e parentes moram, assim como a escola das crianças – gente é sério, hoje com qualquer dado eles descobrem tudo sobre a gente!
- Deixar pra postar fotos de onde está, como passeios ou eventos depois que já saiu de lá – Assim evita que eles saibam aonde você está naquele exato momento!
- Ver se a configuração de privacidade de sua família está certinha nas redes sociais!
- Converse sobre o assunto com seus familiares e por mais que a mãe ou a sogra ache sua Cria linda, não compartilhem as fotos postadas em SEU perfil, afinal os seus amigos são seus amigos, os delas são os delas!
- Não poste foto comprometedora das crianças, evitando que elas possam se sentir envergonhadas futuramente – evite fotos peladinhas, com perninhas abertas, bumbum empinado, boca suja aparentando o que não é (não preciso dizer com todas as letras, mas SIM EXISTE GENTE DOENTE)!
- Não permitir que o instagram tenha acesso a sua localização – assim não mostra o endereço da sua casa, afinal, o que mais tiramos é foto dentro de casa, não? Ou de outros lugares!
- Ativar a função de você permitir ou não a marcação nas fotos dos amigos – quando alguém te marca em uma foto, os amigos dela e de todos que estão nela acabam vendo você!
- Fique esperta quando te marcarem em alguma foto – pelas mesmas razões acima!
Não precisamos entrar em estado de neura, mas toda atenção é pouca e precisamos estar sempre atentas, afinal, mundo virtual está ai e saber lidar com ele faz parte!
Olha só os outros blogs que participaram desta ação:
- diiirce – Privacidade na Internet: como vai a sua?
- Conversa de mãe – Qual é o limite?
- Entre fraldas e livros – Qual informações da sua vida você compartilha sem querer?
- Lagarta vira pupa – Eu stalkeio, tu stalkeias…
- Kids Indoors – Dia Internacional da Internet Segura #SID2015 #internetmaissegura
- Dica de mãe – Caiu na rede… é público!
- Foca na balança –
- Comida boa muda tudo – Blogagem coletiva: Mães blogueiras unidas por uma internet mais segura
- Depois que eu descobri – Blogagem coletiva: Mães blogueiras unidas por uma internet mais segura
- Eu, ele e as crianças – Joguei seu nome no Google e…
- Mãe da cabeça aos pés – Você preserva a privacidade da sua família na internet?
- Loucura materna – A internet não é terra de ninguém. Cuidado!
- Mãe digital –
- Uma mãe das arábias – Internet segura, existe?
- Fala, mãe – Mães blogueiras por uma internet + segura
- Baby dicas –
- Vida de gestante e mãe – Por uma internet mais segura
- Mãe de guri –
- Look bebê – Oversharing e a segurança das nossas crianças
- Maternidade colorida – Como estar conectada com segurança
- Vida de mamãe moderna –
- Roteiro kids – Rede secreta de informações (sqn)
- Mamãe de fases –
Comentários