Categorias: Alimentação

5 formas de aproveitar a banana

criança pegando banana
Foto de SHVETS production no Pexels

 

Banana prata, nanica, maçã, da terra, ouro. Fruta docinha, prática para levar na lancheira, bolsa e oferecer quando bate fome e estamos na rua com as crianças. Além de super nutritiva é super versátil na culinária se soubermos formas de como aproveitar a banana em cada fase de amadurecimento.

Em cada fase do amadurecimento da banana conseguimos aproveitá-la da melhor maneira evitando assim o desperdício. Para cada fase da banana ela fica melhor para comer in natura, fazer biomassa, servir como forma de adoçar as receitas naturalmente e assim por diante.

E porque é importante saber as formas de aproveitar a banana? Porque se você usar uma banana madura para fazer biomassa, não vai dar certo. Se usar uma banana verde para adoçar naturalmente uma receita ou então substituir o ovo no caso de alérgicos também não.

Há também quem não goste do sabor da banana in natura muito madura, aí a banana acaba indo pro lixo, o que não precisa acontecer, pois até esta banana muito madura a gente consegue super aproveitar!

Então, bora anotar as 5 formas de aproveitar a banana do começo ao fim e sempre acertar no uso desta fruta coringa e acessível.

Banana Verde

Ideal para fazer biomassa. Ela é  muito benéfica para nosso corpo,  rica em amidos resistentes, que são carboidratos que não absorvidos rapidamente pelo organismo, ou seja, não se tornam gordura e açúcar muito rapidamente. Além de ser super rica em fibra, que ajudam a alimentar as bactéricas do bem que vivem no nosso intestino, por isso, ajuda a prevenir algumas doenças, entre elas o câncer de colo!

Relembre: Receita de Biomassa de banana verde

Banana “quase” madura:

Foto de alleksana no Pexels

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabe aquele ponto que a banana não tem nenhuma pintinha na casa mas não está mais verde? É este o ponto do “quase” madura. Nesta fase, você pode comê-la in natura, empanar e colocar na airfryer ou forno e fazer banana “frita”. Fica uma delícia.

Banana no ponto, madura:

Uma delícia para comer in natura, é mais docinha do que no estágio anterior. Serve também para adoçar receitas, porém sem deixar sabor característico de banana. Com isso, adoça menos.

Banana muito madura:

Perfeita para adoçar receitas como bolos, pães, biscoitos e para congelar para shakes e sorvetes.

Foto de Wendy Wei no Pexels

Banana muito, mas muito madura:

Serve para substituir o ovo em receitas para os alérgicos ou veganos.

Espero que estas dicas te ajudem a aproveitar melhor todas as formas da banana aí na sua casa! Aproveite e nos acompanhe também no Instagram. Por lá, compartilho dicas diárias, inclusive receitinhas para toda sua família!

Beijos, Paola Preusse.